Para reforçar as orientações sobre a primeira infância, as secretarias municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde, com apoio das demais secretarias, realizaram atividades da Semana do Bebê no município de Piranhas. Durante a semana foram desenvolvidas nas salas de espera de cada unidade de saúde diversas atividades com mulheres, gestantes e mães para fortalecer os serviços, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida não só das crianças, mas de todas as famílias.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedida. Como município participante na edição 2021-2024 do Selo UNICEF, esta iniciativa tem como principal objetivo assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda do município de Piranhas.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Leilane Leite Freitas, a gestão municipal estabeleceu o Dia D da Semana do Bebê para promover mais melhorias nos atendimentos multidisciplinares de crianças de 0 a 6 anos de idade e também das gestantes.

“Desta forma conseguimos ampliar o diálogo, a informação e envolver toda a comunidade piranhense para reduzir situações de exclusão social e ainda contribuir com a redução da mortalidade infantil. Por isso, o município de Piranhas segue dando prioridade, em suas ações, ao direito de cada criança recém-nascida a sobreviver e se desenvolver”, ressalta a Leilane.

Ainda de acordo com a pasta responsável pela ação realizada através de parceria entre as secretarias municipais de educação, saúde e assistência social, as estratégias de mobilização são ferramentas importantes para o mérito da gestão municipal.

“A nossa secretaria atua como um canal de articulação das políticas públicas e temos feito várias ações conjuntas, especialmente com as secretarias de Saúde e de Educação, para impactar cada vez mais de forma positiva e contínua esse público e, consequentemente, fortalecer o Selo Unicef”, destaca.

A ação promoveu discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, também contou com apresentação teatral, entrega de mais de 200 kits de enxoval, além de promover sorteio de brindes, entrega das medalhas do Campeonato da Família e vacinação infantil.

Por Yela-Diane/Ascom.

Piranhas abre primeira rodada da Copa do Interior 2022