Cidade da microrregião alagoana do Sertão do São Francisco é uma das que se apresenta com melhor desempenho.

A gestão eficiente dos recursos, a organização diária dos processos de trabalho, as visitas domiciliares aos pacientes e o diálogo com a comunidade para acompanhar de perto as famílias. Foi com essas ações que a saúde de Piranhas (AL) alcançou a nota destaque no ISF (indicador sintético final) do programa de financiamento da atenção primária a saúde, o Previne Brasil.

O ISF do município passou de 6,19 no 2º quadrimestre de 2021 para 8,28 no segundo de 2022. Para Bruno Lima, secretário municipal de Saúde de Piranhas, a fórmula para este resultado é o somativo da organização do trabalho e a ação integral de cada pessoa da comunidade.

“Isto quer dizer que no índice de desempenho geral estamos com 82,80% em relação aos atendimentos, consultas, exames e cirurgias e cobertura vacinal. Atribuímos este resultado em paralelo ao prefeito Tiago Freitas (MDB) por uma gestão mais participativa da Secretaria Municipal de Saúde, com escuta permanente da equipe técnica e execução de ações conjuntas com as demais secretarias”, afirmou.

Na avaliação do secretário Bruno Lima, Piranhas tem os resultados mais representativos nesse nível da assistência, frente aos 52 municípios, onde subiu 12 posições no ranking estadual, mantendo plano de monitoramento com visitas in loco a pacientes com diabetes ou hipertensos, acompanhamento periódico das produções das equipes nos sistema e-SUS, foco no atendimento humanizado e parceria com a equipe da regional de saúde para qualificação e melhoria dos processos de trabalho.

Piranhas

Com 25.130 habitantes, o município de Piranhas tem 82,80% de cobertura da APS. Atualmente, a cidade conta com 7 Unidades de Saúde da Família, e nelas atuam 65 agentes comunitários de saúde e 7 médicos em atuação, que realizam milhares de atendimentos fortalecendo as ações na atenção básica.

A região garantiu a pontuação no segundo quadrimestre de 2022 diante do programa atual de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), o Previne Brasil. Entre os serviços que mais se destacaram estão o pré-natal, o cuidado à saúde bucal das gestantes e a cobertura de vacinação.

Por Yela-Diane/Ascom.

Piranhas reforça campanha contra a poliomielite