Para estimular a atividade física como forma de prevenção a doenças, o prefeito de Piranhas Tiago Freitas lançou, nessa terça-feira (02), o programa Incentivo de Atividade Física (IAF) para a Atenção Primária à Saúde do município. O programa tem por objetivo a melhora do cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, a inserção de atividades no cotidiano e o aumento do registro e da qualificação do monitoramento das ações de atividades físicas.

O evento ocorreu na Academia de Saúde do bairro Vila Alagoas, que contou com aulas de zumba, além de atendimento à população para orientação sobre alimentação saudável, medidas preventivas de combate a obesidade e prática de atividades físicas.

De acordo com a coordenadora de atenção básica, Natália Torres, o novo programa será iniciado em setembro com a presença de dois educadores físicos capacitados nas unidades de saúde de Piranhas, localizadas na comunidade Lagoa Nova e bairro Nossa Senhora da Saúde, promovendo mais qualidade de vida para a população, estimulando hábitos saudáveis e reduzindo os indicadores de saúde relacionados às doenças crônicas e cardiovasculares.

O prefeito Tiago ressaltou a importância da atividade física para a população e como ações preventivas irão fortalecer as estratégias de promoção da saúde:

“Nós estamos aqui acompanhando essa ação tão importante, que vem acontecendo de segundas às sextas-feiras, tendo a disposição especialidades como fisioterapeuta, nutricionista, educador físico, mas também temos aulas de zumba, entre outras ações tão importantes para a promoção da saúde e mais lazer ao povo de Piranhas. E agora teremos mais essa novidade, por meio da inserção dessas atividades na rotina dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), valorizando também o trabalho dos profissionais de educação física”.

Em breve, as unidades de saúde do município estarão disponibilizando os dias e horários para a realização das atividades.

Por Yela-Diane/Ascom.

Piranhas promove caminhada de conscientização no combate ao Aedes aegypti