Dentro da programação de abertura da 4ª edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco, a Prefeitura de Piranhas em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoveu uma ação, nesta segunda-feira (01), para remoção de tumores cancerígenos de pele.

As cirurgias foram realizadas pelo professor da Ufal e cirurgião plástico Fernando Gomes, na Unidade Básica de Saúde Josiclei Dias, localizada no Distrito Piau.

No total, sete pacientes, previamente selecionados, passaram pelo procedimento cirúrgico. De acordo com o médico Fernando, pessoas que trabalham diariamente vinculadas ao sol são as mais acometidas pela doença. “Realizamos biópsias excisionais em pessoas que apresentavam sinais sugestivos de câncer de pele. As lesões foram removidas e o material recolhido será enviado para o Hospital Universitário da Ufal (HU), para que sejam definidos se os tumores são malignos ou não”, explicou.

Ainda segundo o cirurgião plástico, após a ressecção do tumor, o paciente volta para casa com grandes chances de não haver reaparecimento de novos tumores.

Por fim, Fernando Gomes frisou a importância do evento e parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pela iniciativa. ”Gostaria de expressar minha honra em participar desse momento único. Parabenizo toda equipe da Secretaria de Saúde em nome do secretário Moisés Aguiar e da secretária adjunta, Dulce Teresa, por terem possibilitado que essa ação fosse um sucesso”, finalizou.

Ações ambientais e de saúde marcam abertura da 4ª Expedição Científica do Baixo São Francisco em Piranhas