As equipes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alertam a população ribeirinha sobre a importância da prevenção ao suicídio, que é considerado um problema de saúde pública, com sua ocorrência aumentando muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Piranhas receberá uma série de atividades destinadas à conscientização sobre o tema, como mobilizações de rua, rodas de conversa, seminários e apresentações artísticas.

No início deste mês, equipes já estiveram nas ruas promovendo uma mobilização orientando e alertando aos piranhenses sobre a realidade da prática, explicando a importância do diálogo e que a prevenção é o melhor caminho para combater os pensamentos e comportamentos suicidas.

“Há quem diga que setembro é o mês da renovação. É quando o inverno dá boas-vindas à primavera, as ruas ficam mais floridas e a beleza da natureza, como num passe de mágica, espalha um clima de esperança pelo ar. Talvez, por isso, tenha sido escolhido para ser época de reflexão sobre um problema grave, que tem alertado cada vez mais a sociedade, sendo o suicídio a segunda principal causa de morte em todo o mundo para pessoas entre 15 e 29 anos de idade”, disse Genaldo dos Santos, coordenador em saúde mental do município.

Segundo ele, lutar contra esse tabu é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida, explicando que em Piranhas as ações se desenvolvem a partir do diálogo intersetorial, integrando e articulando os serviços de Saúde e de Assistência Social, que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Desde o primeiro ano da atual gestão municipal, em 2021, a cidade de Piranhas, através do trabalho desenvolvido pelo CAPS Marília Rodrigues, está engajada nesta campanha. Profissionais de saúde da rede estão sendo capacitados, para melhor atender a demanda que chega às unidades de saúde. A equipe do CAPS desenvolverá durante todo o mês de setembro ações conjuntas com as demais secretarias e redes de proteção, de maneira a sensibilizar a população sobre o tema, bem como informar sobre os riscos e mitos que cercam o assunto, uma vez que todas as ações estão sendo oportunizadas através da sensibilidade do secretário municipal de Saúde, Bruno Lima, que se encontra arraigado para que nossa população tenha sempre uma melhor assistência”, reforçou.

Prevenir suicídio é promover vida. Com este intuito, o coordenador do CAPS, informa ainda que na próxima semana, já tem novas ações agendadas para a construção de um novo formato de atendimento, sendo no povoado de Entremontes, dia 14, e na feira livre de Piranhas, dia 17, buscando maior proximidade com a população, enfocando a dificuldade das pessoas abordarem questões psicológicas. A participação é aberta a todo o público.

Por Yela-Diane/Ascom.

Prefeitura de Piranhas leva ações itinerantes para povoado Lagoa Nova