O município de Piranhas, localizado no sertão alagoano, será o ponto de partida da 4ª Expedição Científica do Baixo São Francisco, que acontece de 31 de outubro a 10 de novembro. A abertura do evento será no dia 01 de novembro, às 7h, com a presença de entidades estaduais e federais.

A edição 2021 traz o tema “Consolidando a Ciência em ações ambientais no Baixo São Franciso”. Participam dessa jornada científica, considerada a maior do Brasil, cerca de 66 pesquisadores, distribuídos em dois barcos laboratórios, cinco lanchas e um catamarã de apoio.

O trajeto da expedição também inclui os municípios de Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu, Propriá (SE) e Brejo Grande (SE), todos alvos de pesquisa e de intervenções junto às comunidades ribeirinhas.

De acordo com Emerson Soares, coordenador do evento e professor da Ufal, a expedição 2021 pretende fazer um comparativo com os resultados dos estudos anteriores, que apontaram graves problemas ambientais como comprometimento nos ecossistemas aquáticos, terrestres e de populações humanas.

  Galeria inicial
Pular para o conteúdo