✅ 🐕💉

@sms.piranhas, por meio dos Agentes Comunitários de Endemias, iniciou, nesta sexta-feira (2), um trabalho de prevenção e cuidado com os animais do município. 👉🏽Estão sendo realizados testes rápidos de leishmaniose visceral canina, também conhecida com o calazar, em cães domésticos e também nos que vivem em situação de rua.

🔸Os exames são feitos a domicílio e de forma gratuita.

➡️ De acordo com o Coordenador de Endemias do Distrito Piau, Ênio Almeida, essa semana o município atingiu a meta de testagem anual, que são 200 testes. 🗣“Hoje realizamos a ação na Vila Entremontes, e nos próximos dias estaremos expandindo por todo município”.

➡️ O coordenador explica quais são critérios de prioridade para realização do exame. 🗣“Geralmente centralizamos as ações na zona rural. Porém, devido aos relatos de casos da doença na zona urbana, estamos dando uma atenção maior para alguns bairros específicos do município. Em casos suspeitos, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde”.

🦠 Calazar é uma infecção contagiosa, transmitida para cães e consequentemente para humanos por meio da picada do Flebotomíneo fêmea, mas conhecido como mosquito-palha. Ele é gerado a partir do lixo orgânico.

Segundo a @sms.piranhas , além dos testes em cães suspeitos, os agentes de endemias também estão orientando a população sobre os riscos da doença e formas de combate ao mosquito transmissor.

#prefeituradepiranhas#alagoas#piranhas#saude#endemias#calazar#testerapido#cães#cuidado

  Conheça Piranhas
Pular para o conteúdo